Global Stone Congress 2018

A cidade de Ilhéus, na Bahia, recebeu o Global Stone Congress 2018 (GSC), intitulado Connecting Minds in the World of Stone, entre os dias 26 e 29 de abril. A sexta edição do evento, organizada pela ABIROCHAS e pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), reuniu cerca de 170 participantes, entre pesquisadores ligados ao setor de rochas ornamentais, arquitetos, designers, engenheiros, geólogos, estudantes universitários, representantes do setor produtivo, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e discutir os desafios para o desenvolvimento setorial.

O Global Stone Congress está se consolidando como o principal evento técnico-científico mundial do setor de rochas ornamentais. Teve sua primeira edição em 2005, em Guarapari – ES, quando ainda era designado International Congress on Dimension Stones (ICDS). Outras edições do evento foram subsequentemente realizadas na Itália (2008), Espanha (2010), Portugal (2012) e Turquia (2014), adotando-se, a partir da Espanha, a designação formal Global Stone Congress.

Em 2018, as palestras, workshops, sessões técnicas com apresentações orais e de pôsteres, tópicos especiais e mesas redondas focaram nas temáticas Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade. Ao término do congresso, os participantes realizaram visita técnica a duas pedreiras de extração de dois tipos de rocha ornamental na Bahia: o Granito Azul (sodalita) da empresa Somibrás, em Potiraguá, e o pegmatito da empresa Ouro Campo, em Macarani.

Os anais do Congresso e o roteiro da excursão estão aqui disponíveis para download:

 

ANAIS DO GSC 2018    EXCURSÃO DE CAMPO