Institucional

QUEM SOMOS


Fundada em janeiro de 1998, a ABIROCHAS é a entidade de representação nacional da indústria de rochas ornamentais. Todas as empresas estabelecidas no território brasileiro, com atividades preponderantes relacionadas com rochas ornamentais, são membros permanentes da ABIROCHAS. Todos os sindicatos e associações que representam estas empresas são seus membros natos.

A ABIROCHAS foi uma das primeiras organizações brasileiras credenciadas para participar de programas de promoção de exportação desenvolvidos pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O primeiro acordo Apex-Brasil/ABIROCHAS foi celebrado em 1999, quando as exportações brasileiras de rochas ornamentais totalizaram US$ 200 milhões, e apenas 50% desse total era referente a produtos processados. Em 2014, as exportações brasileiras de rochas ornamentais chegaram a US$ 1,28 bilhão, com 80% das receitas referentes a produtos acabados e semiacabados com maior valor agregado.

A ABIROCHAS desenvolve um trabalho de representação política e institucional e de defesa dos interesses setoriais, tanto no plano nacional, quanto internacional. Além disso, a Associação oferece uma pesquisa sistemática de acompanhamento da produção, exportações, importações e consumo interno de rochas ornamentais, divulgando essas informações neste site. A ABIROCHAS tornou possível a elaboração do documento "Rochas Ornamentais no Século XXI", do primeiro "Catálogo Brasileiro de Rochas Ornamentais" e do "Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos”, todos muito úteis para construtores, especificadores, pesquisadores e formadores de opinião. Também de forma contínua, a ABIROCHAS participa com protagonismo nos debates e discussões sobre temas de interesse setorial, como obtenção de ex-tarifários, enquadramento brasileiro no Sistema Geral de Preferências dos EUA (SGP), concessão de drawback, elaboração de normas técnicas, intervenções em questões relativas às legislações minerária, ambiental, tributária, entre outros.

Não menos importante, pode-se referir a implementação do projeto de branding para rochas ornamentais brasileiras. Através da marca "Brasil Original Stones", a ABIROCHAS está redirecionando os conceitos de apresentação e promoção dos nossos materiais e produtos comerciais em mercados estrangeiros. A ABIROCHAS desenvolveu o "Estudo da Competitividade do Setor de Rochas Ornamentais no Brasil", pelo qual se pretende alcançar um novo nível de compreensão e capacidade de orientação para políticas setoriais de desenvolvimento, alinhando cenários de constantes mudanças técnico-econômicas.

A ABIROCHAS também concretizou uma grande aspiração da entidade: a compra de sede própria, em Brasília. Isto permite maior aproximação e diálogo com entidades federais e aquelas com representação na capital do Distrito Federal, bem como com os poderes executivo e legislativo. A nova sede constitui ponto de apoio e referência para empresários do setor de rochas em Brasília.