Notícias

Italian Stone Experience in South America
23/01/2017

Entre 13 e 15 de fevereiro próximo, a Italian Trade Agency – ITA, Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália, em colaboração com a Confindustria Marmomacchine, Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas, Produtos e Serviços para a Indústria de Rochas Ornamentais, e com a participação das empresas Breton, Co.Fi.Plast, Dellas, Pedrini, Pellegrini, Protrade-Barsanti e Simec, realiza o Italian Stone Experience in South America, atividade de formação que tem por objetivo comunicar a um selecionado grupo de vinte profissionais do setor de rochas ornamentais, provenientes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Suriname, as últimas inovações e peculiaridades da tecnologia italiana voltada para esse segmento, com foco nos sistemas de corte multifio e nos processos sustentáveis de lavra e beneficiamento.

O curso tem curadoria de Paolo Marone, engenheiro civil formado pela Universidade de Nápoles, especializado na extração e beneficiamento de rochas ornamentais, com uma longa carreira de sucesso e projetos espalhados por todo o mundo. Marone também é diretor do IS.I.M. - Instituto Internacional do Mármore, entidade ligada à Confindustria Marmomacchine e que tem por função desenvolver atividades de formação, pesquisa e assistência técnica no setor de rochas, com acordos de colaboração assinados com diversas entidades da área como o CETEM – Centro de Tecnologia Mineral, no Brasil, e as Universidade do Chile e Continental do Peru.

A tecnologia italiana é um dos elementos propulsores da indústria brasileira de rochas ornamentais, sendo apontada por muitos como uma das responsáveis pela modernização desse setor da economia brasileira nos últimos anos. Entre 2013 e 2015, os italianos foram os principais fornecedores de equipamentos e insumos para indústria brasileira de rochas, com uma quota na casa dos 26% de tudo quanto o Brasil importou dentro dessa linha e que, em 2015 somou cerca de 592 milhões de euros.

Interessados em participar devem preencher o formulário https://goo.gl/forms/ddae238EpdRIqMu83, destacando detalhes da produção, tipos de rochas tratados e tecnologia de corte e processamento utilizadas. A seleção ocorrerá entre 17 e 18 de janeiro e o resultado será divulgado por e-mail no dia 19/01/2017.

Os contemplados terão todas as despesas de viagem (passagens aéreas, para os que vierem de fora do Espírito Santo, alimentação e hospedagem) pagas pela ITA – Italian Trade Agency.

Programa:

13/02 – visita técnica, seguida de seminário, à Mineração Guidoni, empresa com mais de 20 jazidas próprias e uma produção mensal de 15.000m³ de blocos brutos e 130.000m² de chapas. Na ocasião, entre outros, os participantes do curso verão em funcionamento a linha composta por 7 teares multifios, única no mundo, desenvolvida pela Pedrini spa. Trata-se de uma tecnologia altamente inovadora, de elevada produtividade e que permite um menor consumo do fio diamantado.

Também será objeto da visita a linha de resinagem de chapas com tecnologia de micro-ondas da Pedrini, a qual acelera o processo de endurecimento da resina usada em alguns materiais, sem que os mesmos percam suas características naturais e maximizando o resultado do polimento. Além de acelerar a produção sem comprometer a qualidade, o processo permite o aumento da produção devido à diminuição do ciclo de cura da resina, utilizando menos espaço físico na indústria e agilizando as demais fases do beneficiamento.

Além desses equipamentos, as instalações da Guidoni possuem 5 linhas de polimento, 1 de corte a laser e 2 fresadoras. Todas as Pedrini.

14/02 – visita técnica, seguida de seminário, à Pettrus Mineração, empresa especializada na extração de rochas ornamentais semipreciosas e superexóticas de elevada dureza. Na ocasião, será possível conhecer o Paragon, novo tear multifio da Breton spa, inédito no Brasil. Trata-se de um equipamento com 76 fios, de menor espessura (6,3mm) do que o convencional (7,3mm), que permitem cortar até 5 chapas a mais por cada bloco serrado, resultando numa maior produtividade, menor custo de insumos e num menor consumo de energia. O Paragon, também tem a característica de se ajustar ao tamanho do bloco, o que minimiza perdas, aumenta a velocidade do corte, melhora consideravelmente a qualidade da serrada e diminui o consumo de fio diamantado, podendo cortar blocos em poucas horas.

Também poderão ser estudadas as características da polidora Levibreton KG 4600, destinada a materiais muito duros e/ou quebradiços. Com largura de polimento de 2.200mm, o equipamento possui 19 satélites polidores, com 8 sapatas de 510mm de diâmetro, que resultam numa maior produtividade, num melhor nivelamento da superfície e numa redução da potência instalada, o que representa um menor custo de produção.

15/02 – visita à Vitória Stone Fair – Marmomacc Latin America, maior evento de setor de rochas ornamentais das Américas e é considerada a porta de entrada para os países da América Latina, América Central e Estados Unidos, que responde por 80% das exportações de pedras do Brasil. A feira acontece no Espírito Santo, estado com os números mais significativos de exportações de rochas do país e mais de 90% dos teares multifios em funcionamento.

Na ocasião, os participantes terão encontros individuais com importantes empresas italianas fabricantes de máquinas e insumos para a indústria de rochas, como Co.Fi.Plast, Dellas, Pellegrini, Protrade-Barsanti e Simec, além de Breton e Pedrini e o próprio IS.I.M, durante os quais poderão apresentar e discutir suas demandas específicas e possibilidades de acordos de colaboração técnica. Também participarão a um seminário durante o qual serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas pelo ISIM – Instituto Internacional do Mármore, em conjunto com o Núcleo Regional do Espírito Santo do CETEM, Centro de Tecnologia Mineral, focadas na recuperação e emprego dos resíduos do processo de corte do mármore e granito, em áreas que incluem a agricultura e a construção civil.

Empresas Italianas Participantes:

BRETON spa (www.breton.it) – máquinas para todas as fases do processamento de mármores, granitos e demais rochas ornamentais, do corte de blocos ao acabamento e embalagem, entre as quais máquinas multifios, monofio/quadratura de blocos, teares, polidoras para chapas/tiras, equipamento para dimensionamento de chapas e tiras, máquinas para o acabamento e bordas, serras ponte, jatos de água, contornadoras CNC, centros de usinagem de 5 eixos e linhas de resinagem.

CO.FI.PLAST srl (www.cofiplast.it) – com mais de 30 anos de experiência, a CO.FI.PLAST começou a fabricar fios diamantados em 1984. Atualmente, seus produtos representam o que existe de mais tecnologicamente avançado para o corte de mármores, granitos e outras rochas ornamentais, além de concreto, fibra-de-vidro e materiais ferrosos, entre outros, com excelentes resultados em termos de custos e geração de resíduos.

DELLAS spa (www.dellas.it) – ferramentas diamantadas para mármore, granito e aglomerados, entre as quais lâminas, discos, fios e ferramentas para lixar, polir e para máquinas CNC. Oferece uma gama completa de produtos com aplicações na extração, no corte de chapas, no polimento e nos mais precisos e minuciosos trabalhos de acabamento.

PEDRINI spa (www.pedrini.it) – máquinas e sistemas para o processamento (corte, polimento/acabamento e resinagem) de mármores, granitos e demais rochas ornamentais.

PELLEGRINI MECCANICA (www.pellegrini.net) – máquinas e sistemas completos, tecnologicamente avançados e mundialmente testados, para a extração de blocos de mármore, granito e outros tipos de pedras, instalações estacionárias automáticas para o corte com fio diamantado, equipamentos para o acabamento rústico das superfícies nas marmorarias e máquinas para a movimentação.

PROTRADE srl/BARSANTI MACCHINE (www.barsantimacchine.it) – gama completa de máquinas necessárias para a transformação de um bloco de rocha ornamental num produto acabado, entre as quais máquinas multifios, teares, talha blocos, linhas de polimento, linhas automáticas de corte, calibradoras, biseladoras, linhas para a fabricação de ladrilhos, unidades de resinagem, fresas automáticas, máquinas CNC, acessórios e máquinas especiais.

SIMEC spa (www.simec.it) – linha completa de equipamentos para o processamento de mármores, granitos e materiais cerâmicos, tais como teares a fio diamantado e de lâminas, centros de corte e cortadoras, linhas para calibrar, linhas de polimento, linhas de biselagem, fresadoras de ponte, máquinas e instalações para estucar, resinar e restaurar, sistemas de movimentação de cargas.

Entidades

ITA - Italian Trade Agency    www.ice.gov.it   *  www.ice-sanpaolo.com.br

Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália

Agência do Governo Italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange as empresas de pequeno e médio porte, seus consórcios de exportação e suas associações, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Por meio de uma rede de 77 escritórios espalhados pelo mundo, instalados nos principais centros econômicos, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo-lhes informações de caráter econômico, legal, fiscal e mercadológico, identificando parceiros e oportunidades de negócios, prestando serviços de consultoria personalizados e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem a realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais, a organização de missões de empresários e jornalistas estrangeiros à Itália, bem como de italianos ao exterior, a gestão de cursos e palestras e o desenvolvimento de campanhas publicitárias em veículos econômicos e dirigidos.

Confindustria Marmomacchine    www.assomarmomacchine.com

Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas, Produtos e Serviços para a Indústria de Rochas Ornamentais

A Confindustria Marmomacchine, organismo técnico-promocional de toda a indústria italiana de rochas ornamentais e a ela correlata, atualmente conta com 320 sócios entre produtores de mármores, granitos e pedras ornamentais e fabricantes de máquinas e equipamentos para sua extração e beneficiamento.

Dedica-se particularmente à constante elevação do nível qualitativo dos produtos e serviços ligados ao setor, bem como à sua promoção em nível internacional. Também participa intensamente na definição das normas técnicas europeias aplicadas ao setor de rochas, além de realizar trabalhos de pesquisa, em seu próprio Centro de Estudos, onde também está sediado o Instituto Internacional do Mármore (IS.I.M.), do qual é sócio fundador.

Através de sua empresa de serviços – Marmomacchine Servizi s.r.l. –, planeja, organiza e administra atividades promocionais para a internacionalização das empresas italianas do setor, que incluem a realização de feiras de negócios, simpósios tecnológicos, congressos e seminários. Fornece, também, informações técnicas comerciais e desenvolve pesquisas e estudos de mercado. Em conjunto com o Instituto Internacional do Mármore, desenvolve atividade de formação e atualização de profissionais de nível administrativo e técnico, através de cursos periódicos e/ou especiais, programas estágios na Itália e no exterior e atividade de consultoria e assistência técnica.


 

                                                          Voltar …



  • Fornecedor cadastre-se

    Torne-se uma empresa parceira da ABIROCHAS. Conheça as vantagens, benefícios e preencha o formulário de cadastro on-line. Clique aqui.

  • Balança Comercial do Setor de Rochas

    • Período: 01 - 07 / 2017
    • Exportação: US$ 666.531.592,00
      Importação: US$ 18.584.096,00
      Saldo: US$ 647.947.496,00
    • Variação em relação ano anterior (%)
      Exportação: -3,03%
      Importação: +3,63%
    • Clique aqui para ver a planilha
  • Newsletter

    • Receba nossos informativos:
      NOME
      E-MAIL
  • Comunidades Sociais