Conheça

Conheça

ABIROCHAS – Parceira da Indústria Brasileira de Rochas Ornamentais

A ABIROCHAS desenvolve um trabalho de representação político-institucional e de defesa dos interesses setoriais, tanto no plano nacional quanto internacional. Além disso, a Associação oferece uma pesquisa sistemática de acompanhamento da produção, exportações, importações e consumo interno de rochas ornamentais, pulgando essas informações em seu site. Por esses e outros levantamentos, a ABIROCHAS tornou possível a elaboração do documento “Rochas Ornamentais no Século XXI”, do primeiro “Catálogo Brasileiro de Rochas Ornamentais” e do “Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos”, todos muito úteis para construtores, especificadores, pesquisadores e formadores de opinião. Também de forma contínua, a ABIROCHAS participa com protagonismo nos debates e discussões sobre temas de interesse setorial, como obtenção de ex-tarifários, enquadramento brasileiro no Sistema Geral de Preferências dos EUA (SGP), conquista da Marca CE para as ardósias brasileiras, concessão de drawback, elaboração de normas técnicas, intervenções em questões relativas às legislações minerária, ambiental, tributária, entre outros.

Não menos importante, pode-se referir a implementação e conclusão do projeto de branding para rochas ornamentais brasileiras. Através da marca “Brasil Original Stones”, a ABIROCHAS redirecionou os conceitos de apresentação e promoção dos nossos materiais e produtos comerciais em mercados estrangeiros. No período 2014- 2015, a ABIROCHAS desenvolveu o “Estudo da Competitividade Brasileira no Setor de Rochas Ornamentais”, pelo qual se pretende alcançar um novo nível de compreensão e capacidade de orientação para políticas setoriais de desenvolvimento, alinhando cenários de constantes mudanças técnico-econômicas.

A ABIROCHAS é constituída por sindicatos e associações estaduais. As empresas do setor, que são filiadas a essas entidades estaduais, vocalizam suas demandas através dos líderes empresariais que exercem o comando da entidade estadual. Duas instâncias de poder comandam a ABIROCHAS:

  • O Conselho de Administração, composto pelos presidentes de sindicatos e associações filiadas, na proporção de uma entidade por unidade federativa, assegurando o equilíbrio representativo. Este Conselho, através de assembleias gerais, delibera em última instância sobre o plano de ação apresentado pela diretoria executiva.
  • A Diretoria Executiva, que executa políticas e ações deliberadas pelo Conselho, representando a ABIROCHAS em suas relações com terceiros e em juízo.

A ABIROCHAS tem sede própria em Brasília, o que permite maior aproximação e diálogo com entidades federais e aquelas com representação na capital do Distrito Federal, bem como com os poderes executivo e legislativo. A sede constitui um ponto de apoio para empresários do setor de rochas, que demandem reuniões e encontros de negócio em Brasília. Sejam todos bem-vindos!

Entidades Parceiras

Conheça os parceiros da Abirochas