A partir de uma ação conjunta da ApexBrasil e ABIROCHAS foi implantado o primeiro projeto de branding para promoção das rochas ornamentais brasileiras no mercado internacional. Esta iniciativa culminou com a criação da marca Brasil Original Stones, e foi conduzida pela Place Consultoria de Branding com a participação de empresas do setor, no período de 2012 a 2014. O posicionamento de mercado da marca BOS centrou-se em dois pilares: a originalidade e beleza das rochas brasileiras, criando uma experiência de luxo acessível.
A oportunidade da criação de uma marca internacional desdobrou-se do recorde de US$ 1,3 bilhão atingido pelas exportações brasileiras de rochas ornamentais em 2013. Firmou-se a premissa de agregar valor a produtos que, sem diferenciais competitivos notáveis, tinham seu preço como principal atributo comercial. Além desse viés de “descomoditização” das rochas ornamentais, inclusive baseado na comercialização de produtos semiacabados e acabados, seria fundamental consolidar a noção da procedência brasileira de boa parte das rochas aplicadas em obras icônicas da arquitetura mundial.
Essas e outras ações de promoção comercial e internacionalização de empresas permitiram a superação de vários desafios econômicos e mercadológicos impostos ao setor desde 2014. Destaca-se neste sentido a diversificação e ampliação da carteira de rochas e produtos colocados no mercado, posicionando o Brasil como principal fornecedor para o maior importador mundial de rochas processadas: os EUA. Destaca-se ainda o êxito no enfrentamento da ampliação de mercado das rochas artificiais e dos porcelanatos, o que nos permitiu atingir um novo recorde – US$ 1,34 bilhão –, nas exportações brasileiras de rochas em 2021.