A Promoção das Exportações Brasileiras de Rochas Ornamentais

A Promoção das Exportações Brasileiras de Rochas Ornamentais

Através do convênio e de outras iniciativas, a ABIROCHAS identificou barreiras internas e externas ao setor de rochas ornamentais, bem como entendeu o perfil da demanda nos principais mercados-alvo e assumiu consciência da competitividade setorial brasileira. Pontuando-se, pela ordem: as referidas barreiras tarifárias chinesas para rochas processadas, que nos afetam quanto às chapas; a necessidade de atendimento do mercado de obras com produtos acabados, especialmente nos EUA e países do Golfo; a enorme competitividade brasileira conquistada para blocos e chapas que, no entanto, não alcança os produtos acabados.

Como entidade setorial nacionalmente representativa, a ABIROCHAS procurou fazer tudo ao seu alcance e área de responsabilidade, tanto para adequar as ações do convênio, quanto para orientar o estabelecimento da promoção de exportação de peças acabadas com a inclusão de micro e pequenas empresas em cooperação produtiva para as exportações do setor, relativa ao atendimento de obras com produtos acabados, no mercado internacional. Este quadro é claramente sinalizado em todos os documentos, análises e projetos atualmente formulados e desenvolvidos pela ABIROCHAS, inclusive fora da esfera da ApexBrasil. Da mesma forma, a ABIROCHAS sempre reconheceu, publicamente, o inestimável apoio da ApexBrasil para as exportações brasileiras de rochas ornamentais.

Tal compromisso e postura encontram-se expressos, entre outras frentes de trabalho:

  • no tratamento sistemático de estatísticas setoriais e elaboração de diagnósticos de cenário, tornando a ABIROCHAS referência para pesquisadores, imprensa, empresas e instituições governamentais;
  • no “Estudo da Competitividade Brasileira no Setor de Rochas Ornamentais e de Revestimento”, concluído e divulgado pela ABIROCHAS em 2018;
    no relatório de “Planejamento Setorial para a Internacionalização das Empresas do Setor de Rochas Ornamentais”, elaborado pela empresa Global Compass como peça de fundamental importância de planejamento estratégico do convênio ApexBrasil/ABIROCHAS;
  • na segmentação das empresas apoiadas por maturidade exportadora e preparação para a promoção de exportação de peças acabadas com a inclusão de micro e pequenas empresas em cooperação produtiva para as exportações;
  • pela presença brasileira na Expo Milão 2018, especificamente na mostra Be Brasil, com exposição de peças de rochas ornamentais elaboradas pelo designer Ludson Zampirolli; e na Expo Milão 2019, com duas mostras de peças de designers brasileiros (Brazil: Essentially Diverse e Brazilian Stone Scape).
  • Na realização do VI Congresso Internacional de Rochas Ornamentais – Global Stone Congress 2018, onde participaram especialistas brasileiros e de outros doze países. 55 trabalhos científicos foram selecionados e publicados na conceituada Key Engineering Materials – KEM;
  • na realização da mostra Brazilian Stones Original Design, durante da Vitoria Stone Fair 2018 e 2019, com aplicação de rochas ornamentais de empresas parceiras em mobiliário e utensílios criados especialmente para os eventos por designers brasileiros de renome;
  • nas ações de inteligência comercial focadas a promoção de exportação de peças acabadas com a inclusão de micro e pequenas empresas em cooperação produtiva para as exportações, com participação de empresas brasileiras nas feiras HX2019 e KBIS 2020, além de visitas aos escritórios e obras de commercial contractors da Carolina do Norte e Nevada;
  • na concepção e elaboração do novo Catálogo Brasileiro de Rochas e do Simulador de Ambientes para aplicação dos materiais catalogados;
    na manutenção e atualização dos sites Brasil Original Stones e ABIROCHAS, justamente para os trabalhos de inteligência comercial objetivados nos EUA e Oriente Médio;
  • no protagonismo da ABIROCHAS no trabalho desenvolvido pela ApexBrasil junto ao mercado chinês;
    no projeto de branding com a Place Consultoria de Branding, que culminou com a divulgação e afirmação da marca Brasil Original Stones, no mercado internacional;
  • na exaltação de serrarias com iniciativas também focadas na atividade de marmoraria;
  • na visibilidade de empresas instaladas na área legal da SUDENE, incluindo as porções nordeste de Minas Gerais e noroeste do Espírito Santo, para onde está se deslocando a atividade produtiva do setor;
  • na elaboração de publicações como a do livro “Rochas Ornamentais no Século XXI” (2001), do “Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos” (2009);
  • na elaboração da 2ª edição do Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos revista, atualizada e ampliada (2020).

Acreditamos já estar claro o imenso desafio representado pela exportação de produtos acabados, desproporcionalmente maior que aquele relativo à exportação de chapas. A superação desse novo desafio extrapola o alcance de atuação da ApexBrasil, demandando um prazo muito maior que o do exitoso atendimento das exportações de chapas, estando justamente calcado no arco de alianças institucionais pretendido e proposto pela ABIROCHAS em seu Estudo da Competitividade Setorial.